Titulo da intervenção

J Eduardo Meira da Cunha


Acontecimentos como este – a instalação ou estabelecimento de uma LP – são sempre vivências importantes para uma potência Maçónica. Sinto-me muito honrado e feliz por receber do Supremo Conselho a incumbência e a responsabilidade de presidir à Comissão Instaladora da nova Loja de Perfeição Carlos Mardel, que a partir de hoje inicia trabalhos regulares no quadro da Potência Maçónica do Rito Escocês Antigo e Aceito. Ainda maior é a minha satisfação por se tratar de uma Loja de Perfeição que tem como nome distintivo aquele que o nosso Irmão Luís Conceição escolheu como seu nome simbólico.

O Luís, foi um amigo grande e um companheiro Maçon que deixou marca indelével na minha vida. Ambos, maçons, o Luís e o Carlos Mardel, - o engenheiro de origem Húngara - deixaram obra importante, quer profissional quer como franco-maçons. Que o seu exemplo nos inspire! Permita-se-me deixar uma palavra de humilde homenagem à pessoa de António Valdemar, primeiro subscritor do requerimento da instância desta LP, meu mestre e amigo, Venerável da RL Tolerância quando eu fui iniciado.

Nele saúdo todos os fundadores desta Excelente Loja de Aperfeiçoamento.

Quanto mais intensas são as subtilezas que ampliam as perceções das realidades, mais importantes são as manifestações que revelam as essencialidades da vida individual e societária. Nestas excelências subtis se pode incluir a espiritualidade que dimana de uma Câmara de graus inefáveis que se poderá considerar ser um dos seus expoentes, mais importantes são as manifestações que revelam as essencialidades da vida individual e societária, nem sempre percetíveis e, por isso, fundamentais ao desenvolvimento dos nobres propósitos da Franco Maçonaria e em especial do nosso RITO.